Dicas DIFERENCIADAS para a elaboração de Currículo
Um currículo sólido e eficaz pode aumentar suas chances de conseguir o emprego que você deseja. Isso é indiscutível!
Em geral, os entrevistadores decidem se irão ler ou não o seu currículo, após lerem as primeiras linhas. Se acrescentarmos essa informação ao número de candidatos concorrentes, escrever um currículo pode parecer uma missão muito difícil.
Existem, no entanto, algumas regras testadas e verdadeiras, que podem ser úteis para transformar um currículo razoável, em um currículo realmente competitivo. Nós, da Diferencial Minas, apresentamos algumas dicas para a elaboração do seu currículo, descritas abaixo:
1. Não esqueça seus dados pessoais: verifique se o seu currículo inclui o seu nome, endereço, número de telefone e, se possível, telefone para recados. Todas as formas possíveis que você pode ser contatado por um potencial empregador.
2. Vá direto ao ponto: é uma ideia inteligente para captar rapidamente a atenção de um empregador, com informações de fácil entendimento. Considere escrever com informações específicas, de forma resumida sua experiência profissional, habilidades e atributos.
3. Editar e revisar cuidadosamente: é de extrema importância a revisão para corrigir erros de digitação, erros de ortografia e erros gramaticais. Conte com a ajuda de outras pessoas, de preferência amigos, que são escritores profissionais ou editores, para revisar seu currículo. Ter que rever tantos currículos pode fazer muitos empregadores procurar razões para eliminar candidatos. Mesmo pequenos erros podem ser um motivo, para um potencial empregador, acreditar que, um candidato, não será um funcionário muito cuidadoso ou consciente.
4. Personalize: quando você enviar um currículo para um determinado trabalho, certifique-se que as experiências e as especializações destacadas, combinam com as habilidades específicas que o empregador está procurando. Os potenciais empregadores não terão tempo de tentar identificar se você é apto para a vaga em questão, por isso o seu currículo deverá deixar isso claro para eles.
5. Informações verdadeiras e precisas: certifique-se de que você não tenha incluído informações enganosas ou falsas em seu currículo. Se as suas "imprecisões" forem descobertas perderá toda a credibilidade com o seu empregador.
6. Nomeie seus objetivo: é importante deixar claro suas metas e objetivos, bem como a indústria ou a posição que são de seu interesse. Não faça um empregador adivinhar qual é o seu objetivo. O possível empregador deve ser capaz de dar uma rápida olhada em seu currículo e ter uma boa noção do que você quer fazer.
7. Colocar a educação no lugar certo: se você é um recém-formado, que ainda não tem muita experiência de trabalho, certifique-se de enfatizar o item formação profissional. Porém, se você tem vários anos de experiência de trabalho, a informação referente ao seu nível de escolaridade poderá ser descrita no final do currículo.
8. Incluir referências: enquanto muitos currículos apenas indicam referências "a pedido", às vezes é uma boa idéia incluir uma lista de referências na frente. Certifique-se de que é uma lista de conhecidos profissionais de sua confiança, pois eles irão falar bem de suas habilidades e realizações passadas para potenciais empregadores.